Case: Bari Jeep é a concessionária recorde de vendas e eleita uma das melhores pela FCA

Com 95% das vendas advindas do online e recentemente premiada pela FCA como uma das melhores concessionárias Jeep do país, a Bari, do Estado de Pernambuco, aposta no marketing digital, no encantamento de leads e em um showroom digital completo e atualizado para ser uma concessionária recorde de vendas online mesmo durante a pandemia da Covid-19 em 2020. 

Concessionária recorde de vendas

A Bari possui concessionárias Fiat e Jeep, sendo as lojas Fiat localizadas em Juazeiro e Petrolina e as Jeep em Petrolina e Caruaru. No mês de setembro, a unidade Jeep de Caruaru foi recorde com 94 carros faturados. Dentre eles, 26 carros vieram do online (27%) nesta unidade.

No total do mês, a Fiat e a Jeep tiveram 222 carros faturados, sendo 51 vindos do online: 30 Jeep e 21 Fiat. Considerando, então, a taxa de conversão dos leads em vendas, a média mensal de vendas online foi de 10%.

Ou seja, em torno de 35% das vendas faturadas totais mensais vieram do online.

Pedro de Almeida, supervisor de marketing e CRM da concessionária Bari Jeep e cliente da AutoForce desde agosto de 2019, diz que o showroom digital foi o grande receptor dos crescentes leads ao longo dos meses. Segundo ele: 

O showroom digital nos permite um site atualizado com um layout moderno, rápido e fácil de operar. Ajudando, desse modo, na conversão dos leads vindos das campanhas de Google ads.
Pedro de Almeida – supervisor de marketing e CRM da Bari Jeep

Durante os 4 meses em que as concessionárias estiveram fechadas, no início da pandemia, foi o online que permitiu as vendas, inclusive para o restante do ano. Desse modo, houve uma explosão nas vendas online durante a pandemia e, logo em seguida, com a reabertura das concessionárias.

Gráfico mostra o total de carros faturados e vendas online da Bari.
Em torno de 35% das vendas faturadas totais mensais vieram do online.

Marketing digital como diferencial

Tudo é definido no planejamento de marketing feito mensalmente, em que são decididas as campanhas promocionais, os objetivos das campanhas (envolvimento, conversão, mensagens, tráfego) e o detalhamento do público ao qual serão direcionadas.

As campanhas são otimizadas a cada 7 dias e os leads gerenciados via CRM.  Além do site, outros canais de aquisição são utilizados pela Bari como Facebook, Instagram e Google ADS. 

Além disso, ainda há os leads da montadora e os advindos da OLX. Nesse sentido, 95% das vendas online vêm das campanhas internas e da montadora, sendo a OLX residual.

É uma rotina recente para as concessionárias, mas o digital é um caminho sem volta e fará, cada vez mais, parte do dia a dia das concessionárias. 

Assim visualiza Pedro de Almeida, que disse, ainda:

No futuro, vejo a utilização cada vez maior das novas tecnologias, showroom online e físico com realidade aumentada, utilização de inteligência artificial no apoio ao cliente e automatização dos atendimentos. Haverão equipes totalmente focadas no atendimento de clientes vindos do online.
Pedro de Almeida

Encantamento de leads

Além do trabalho minucioso de marketing digital, a Bari aposta em outro diferencial para atingir seus resultados e ser uma concessionária recorde de vendas. Especialmente na Jeep Caruaru, o trabalho de encantamento de leads foi essencial para alavancar as vendas.

A diretoria apostou em campanhas digitais via Facebook ads e no trabalho em conjunto da equipe, que utiliza o encantamento de leads.

Esta é uma metodologia baseada na atração, captura e tratativa de leads qualificados, desde a sua geração até a negociação. 

A execução da estratégia proporciona uma visão global, detalhada e descomplicada de tudo que está sendo feito ou não na concessionária para bater e ultrapassar suas metas.

Dessa maneira, na Bari, o comercial envia as ofertas do mês e o gerente comercial de cada loja as adapta para a realidade de suas lojas. 

Os leads que chegam pelo Facebook e, então, recebem tratamento personalizado dos encantadores até chegarem ao vendedor para ter a compra concluída.

Atualmente, a Bari possui 2 encantadores de leads e 14 consultores de vendas distribuídos nas suas 4 unidades. A perspectiva é, no futuro, ter vendedores exclusivos para o meio online, já que a demanda digital tem sido uma realidade para a concessionária.

Powered by Rock Convert

Reconhecimento pela FCA

O título de concessionária recorde de vendas não passou em branco para a montadora FCA (Fiat Chrysler Automobiles), que, em dezembro, elegeu e premiou as melhores concessionárias da rede Fiat e Jeep no país.

Foram homenageados os concessionários que se destacaram e venceram os programas de reconhecimento Squadra Fiat e DNA Jeep. Estes programas avaliam indicadores de desempenho em vendas e pós-vendas, qualidade de atendimento, satisfação dos clientes, adesão aos processos World Class Dealers (WCD), adoção dos padrões de instalações físicas e capacitação e valorização das pessoas.
Via FCA Press

Algo totalmente coerente com o trabalho que vem sendo feito pela Bari Jeep de Petrolina, uma das concessionárias vencedoras da premiação.

Afinal, mais do que uma concessionária recorde de vendas, a Bari está preocupada com o atendimento de seus clientes, otimizado pelos encantadores e vendedores.

Ao todo, fora 17 concessionárias premiadas. E 3 delas são clientes AutoForce: Bari (PE), Fipal (PR) e Nossa Terra (AL).

Em vídeo, Pedro nos contou um pouco mais sobre a experiência de marketing digital que fez da Bari uma concessionária recorde de vendas.

Conclusão

Um trabalho minucioso de marketing digital, aliado a um showroom digital atualizado, completo e com diversos pontos de conversão são a porta de entrada para os leads advindos do meio online.

Além disso, o trabalho sério de encantadores preocupados em ouvir as necessidades dos clientes é fundamental para qualificar e tratar todos os leads recebidos.

Em seguida, junte a isso tudo, um trabalho em equipe coerente e colaborativo entre diretores, encantadores e vendedores e a receita para o sucesso está completa.

Para saber mais sobre a FCA e como participar do projeto de transformação digital que a montadora tem feito com os concessionários da rede Fiat e Jeep, não perca o webinar com o Bruno Cotta, líder de marketing e CRM da FCA. Tire suas dúvidas sobre o digital e saiba como ter um showroom completo.

Powered by Rock Convert

Gostou? Compartilhe com os amigos

Impulsione o crescimento e a transformação digital do seu negócio com as nossas soluções.

Agende uma demonstração

Entre em contato conosco para começar agora

Temos uma equipe incrível de Sucesso do Cliente altamente preparada para auxiliar todos os nossos clientes a alcançarem os primeiros degraus no podium do marketing digital automotivo.

Seja um cliente autoforce